terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Viaduto do Alcântara precisa ser demolido

Foto: Vagner Rosa

Por pouco, uma kombi não se despencou hoje (17/01) do alto do viaduto do Alcântara.

Se não fosse a mão de Deus uma grande tragédia poderia ter acontecido, pois centenas de pessoas passam por debaixo do elevado.

Imagine se a Kombi tivesse em alta velocidade? Imagine se fosse um ônibus ou um caminhão? Não quero nem pensar...

É por essa e outras, que eu defendo a demolição do viaduto. Fora as iminentes tragédias, o local está em péssimas condições. As muretas estão praticamente podres e os automóveis passam em alta velocidade naquela via – como se tivessem disputando a Fórmula Indy.

Sugiro que no lugar se construa uma grande e bela avenida com quatro pistas. As duas internas (mão dupla) para os carros que hoje passam pelo viaduto e as duas laterais para os ônibus e carros que circulam pelo centro do bairro.

Com certeza, sem o viaduto, a paisagem do Alcântara iria ficar show!

Bem que a prefeita Aparecida Panisset poderia levar essa ideia para o governador Sérgio Cabral, não é mesmo? A RJ104 é responsabilidade do Governo do Estado.

Agora, vejam abaixo as fotos (em todos os ângulos) da kombi pendurada.




O motorista da Kombi (camisa branca) sofreu apenas escoriações no braço e na testa. Seu ajudante não sofreu nenhum ferimento - motivo do acidente: perda da direção do veículo

Todas as fotos são de autoria de Vagner Rosa




10 comentários:

  1. Vamos com Calma, afirmar que é necessário demolir o viaduto do Alcântara para passagem de vias expressas é contraditório quando se afirma na mesma reportagem que centenas de pessoas passam por debaixo dele (e atravessariam a avenida caso ele deixasse de existir). Não sou nenhum engenheiro, mas notei logo essa contradição. Demolir sem um planejamento ou pra ficar uma obra "de igreja" igual o terminal da praça em frente à Igreja não rola... A única solução (como leigo) que vejo é uma possível construção de um mergulhão e acima o livre transito de pedestres, fora que já passou da hora a criação de um acesso entre o Jardim Catarina pela RJ 104 até a Trindade como alternativa para desafogar o trânsito no Alcântara, mas se tratando de São Gonçalo, onde desde que me entendo por gente o projeto do metrô não sai do papel, vou esperar deitado e tomando água de coco, por um mergulhão no Alcântara. OBS: Senhor colunista, mais cuidado nas suas posições, pois pelo que me parece a sua afirmação se dá apenas pelo lado estético, pois nenhum morador quer ter nas proximidades de seu bairro um viaduto, é esteticamente feio para a cidade, utiliza o argumento da travessia de pedestres para a demolição, mas esquece deles na hora da construção da via expressa... Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Olá Leonardo!

    A questão levantada se dá justamente pela minha preocupação com a segurança das pessoas. A criação de uma avenida foi apenas uma sugestão. Ninguém precisa concordar comigo. Cada um tem a sua opinião.

    Mas eu vejo, sim, possibilidade nesta obra. Não vejo nenhum absurdo. Para que os transeuntes possam atravessar tranquilamente de um lado para o outro, a solução seria a construção de um grande mergulhão sob a avenida – similar aquele que tem na Presidente Vargas (que liga o Campo de Santana a estação da Central do Brasil).

    Eu estou preocupado tanto com a segurança das pessoas quanto com a questão da estética, sim! O atual viaduto deixa o bairro com aspecto tenebroso!!!

    Parece que não é só eu que pensa na questão estética, não. Você está sabendo que o prefeito Eduardo Paes vai demolir a Perimetral? Segundo ele, aquele elevado tira a beleza do centro do Rio.

    Sobre a sua sugestão de construir um mergulhão para a passagem de veículos, para que em cima, as pessoas possam circular livremente, também é uma excelente alternativa.

    Obrigado pela sua participação neste blog!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  3. Concordo sobre o fim do viaduto, porem uma estrada no meio do alcantara não seria legal, o melhor seria um mergulhão, pois preservaria a segurança da população e melhoraria a paisagem do local.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a demolição do viaduto. Eu morro de medo de passar debaixo dele. Não tenho segurança naquilo não. Sábado passado estava tomando cerveja naquele bar que tem embaixo do viaduto, mas sempre olhando pra cima. kkkkkkkk
    Vagner parabéns por trazer mais uma discussão importante. Cara você enxerga coisas que ninguém percebe nessa cidade. Já falei pra você vim como prefeito. O que está esperando? Eu e minha familia votaremos em você de olhos fechados. Abração brother!

    Luciano do Amendoeira

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano! Tudo bem, meu caro?

    Fico lisonjeado com o seu apoio e da sua família, mas essa ideia de ser prefeito não passa pela minha cabeça.

    Todos nós podemos fazer política sem estarmos necessariamente no poder. Podemos contribuir promovendo discussões sobre os fatos da cidade e cobrando dos políticos o cumprimento exemplar de suas funções.

    Quanto ao fato de enxergar as coisas que ninguém percebe, é só uma questão de a pessoa estar atenta para a realidade ao seu redor. Apenas isso. Não tem mistério algum.

    Valeu, Luciano, pela sua participação aqui!

    Grande abraço, amigão!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Anônimo

    Poderia ser uma estrada com um enorme mergulhão embaixo para as pessoas atravessarem para o outro lado.

    Nesse mergulhão ainda poderia ser contruído boxes comerciais ou pequenas lojas.

    Mas não discordo de forma alguma de um mergulhão somente para veículos e, sobre, uma bela área com ciclovias e jardins. De fato, valorizaria muito mais a paisagem.

    O ideal seria mesmo esse tipo de mergulhão para veículos.

    Obrigado pela sua participação neste blog.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Seria mais fácil reformar o viaduto de Alcântara do que demolir não acham? Eu entendo que a gravidade do acidente, mas gente, aqui é São Gonçalo, e não a cidade do Rio de Janeiro. Eu sou contra a demolição do viaduto de Alcântra, pelo menos, façam uma reforma decente lá né?

    ResponderExcluir
  8. Já caiu um caminhão e um carro desse viaduto, esses são os q eu lembro agora.
    Algo precisa ser feito!

    ResponderExcluir
  9. Alcântara precisa de uma reestruturação planejada e não de obras esparsas e sem conexão umas com as outras. É notório que o viaduto, parte de uma rodovia estadual além de estar em estado precário, apenas atrapalha o acesso ao bairro. Basta comparar o fluxo de veículos embaixo do viaduto e em cima do mesmo...é visível que o viaduto mais atrapalha do que ajuda. Um mergulhão poderia ser uma solução, mas e a drenagem? Basta uma chuva mais forte que Alcântara alaga. Embora a cultura local abomine semáforos, o mais indicado no momento seria a demolição do viaduto com a construção de duas pistas de rolamento expressas estaduais no centro e duas vias laterais municipais para acesso aos quatro pontos principais tanto do lado direito, quando esquerdo, sendo que uma das vias interligando ao retorno para o Colubandê, com os acessos controlados por semáforos. Passarelas para pedestres largas ligariam as vias lateriais passando por cima apenas das vias expressas estaduais (ligação Niterói-Itaboraí). É para se pensar...

    ResponderExcluir
  10. Sua observação é interessante, Marcus. Entretanto, demolir o viaduto e colocar as quatro faixas no nível do solo agravaria o problema, pois o tamanho das vias municipais não poderia ser maior... Creio que somente um mergulhão poderia resolver o problema, pois permitiria um alargamento das vias municipais, podendo projetar melhor os fluxos de veículos.

    ResponderExcluir